Sideways

Eu estava jantando com uma amiga semana passada quando a ficha caiu:

 – Eu gostaria de morar num país em que o vinho fosse a bebida “oficial”.

Não é só porque comer e beber está no meu top 5 melhores coisas do mundo. E porque vinho está no pódio do top 5 das bebidas. Mas os 10 principais países produtores de vinhos – Itália, França, China, Estados Unidos, Espanha, Argentina, Chile, África do Sul, Austrália e Brasil e aqui abro exceção apenas para a China e esclareço que a produção americana se dá na Califórnia – são sinônimos de paraíso na Terra para mim e para muita gente.

A vinicultura requer um clima agradável, sempre ensolarado, quente no verão, com meias-estações que merecem esse nome e um inverno frio, mas não congelante. Vinícolas são geralmente vizinhas de montanhas e alguma fonte de água que torne aquele solo fértil e por isso, estão em lugares lindos. É uma bebida tão antiga que remete a tradições, costumes e festas, principalmente na Europa. E nada mais perfeito para fechar um dia do que o costume de jantar degustando uma tacinha de vinho.

No Uruguai – onde bebia vinho todo santo dia – vi em uma padaria vinho em caixinha, tal qual leite. Porque vinho lá é item da cesta básica. Não seria maravilhoso se todos nós encarássemos o vinho como algo tão essencial no nosso rol de supermercado ou mercearia?

Viver num país em que o vinho faça parte do cotidiano é minha mais nova meta de vida.

Advertisements

2 Comments

Filed under Artigos

2 responses to “Sideways

  1. Hernani

    Não se esqueça que um dos principais polos produtores de vinho no Brasil fica no sertão de Pernambuco, às margens do Rio São Francisco, nos arredores da cidade de Petrolina… lá só existem duas estações: quente e muito quente… mas para as uvas eles fazem as estações artificialmente, com irrigação.
    Montanhas perto? só se for de poeira hehehehe… mas a região tem, sim, os seus encantos, e o vinho continua sendo excelente!

  2. naestrada

    Pois é. E Pernambuco abre o documentário “Mondovino”, que fala de Bordeaux, Califórnia e Itália. Mas por aqui continuamos bebendo cerveja, e não vinho né?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s