On the Road (Jack Kerouac) e O Grande Bazar Ferroviário (Paul Theroux)

Confesso que não gosto de dois grandes ícones mochileiros, daqueles adorados pelos twentysomething de países desenvolvidos que tem tempo para viajar:  On the Road, de Jack Kerouac e O grande bazar ferroviário, de Louis Theroux. Pode ser simplesmente por conta do tipo de literatura – eu gosto de descrições minuciosas, de um maior detalhamento emocional dos personagens – e estes livros têm cenas e diálogos rápidos das ações dos personagens. Tenho a impressão de que eles fazem bastante coisa, mas nunca param para pensar no que fazem.

O livro de Theroux é um relato de suas viagens de trem da Europa até a Ásia e, para um cara tão viajado, ele sofre de um defeito fatal: o etnocentrismo. Porque como um cara que se propõe a passar meses viajando pela Ásia se opõe ao modo místico como os indianos explicam o mundo?

On the Road tem o seu DNA beatnik e, teoricamente, Kerouac escrevia sem parar num rolo de papel de fax, desenvolvendo a estória de modo linear, sem cortes e sem edições. Eu sinceramente acho que um editor cairia bem e não terminei de ler o livro. Mas já cruzei com muitos wannabes Dean Moriarty em albergues por aí.

Advertisements

2 Comments

Filed under Literatura para viagem

2 responses to “On the Road (Jack Kerouac) e O Grande Bazar Ferroviário (Paul Theroux)

  1. Luciana, bom que vc voltou com o blog. E tb acho On The Road chato. E Bazar é pior que isso, achei a visão do autor preconceituosa mesmo. O cara fica vendo o mundo pela janela do trem e quando sai só vai a clubes de americanos onde todos falam mal do lugar onde estão. Uma atitude oposta da que um viajante deve ter. Mesmo assim o livro tem boas histórias e vale a pena.

  2. Yo soy Dean Moriarty!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s